Sobre a ASF

terra

ADVOGADOS SEM FRONTEIRAS (ASF – Avocats Sans Frontières) é uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativos composta principalmente por advogados e juristas, mas aberta a qualquer pessoa interessada. A missão primordial da organização é contribuir para a realização de uma sociedade justa e equitativa, em que o direito e suas instituições estejam a serviço dos grupos mais vulneráveis da sociedade.

Em atuação como organização internacional com sede na Bélgica desde 1992, o primeiro grande caso que uniu profissionais de diversas nacionalidades foi a participação no Tribunal Penal Internacional da ONU para o genocídio de Ruanda, no ano de 1994.

A partir dessa experiência, foram fundadas ONG’s em diversos países. No Brasil, a fundação ocorreu no ano de 2009, por iniciativa do advogado Jean Carbonera, profissional que já atuava junto à organização em países europeus.

Em novembro deste mesmo ano (2009), na cidade de Paris, os Advogados sem Fronteiras das mais diversas nacionalidades se uniram para a composição da rede, ASF Network. Fortalecida pela união de forças, a rede ASF Network atua nas cortes internacionais de direitos humanos visando abranger vulneráveis de todo o mundo.

No Brasil, a Advogados sem Fronteiras é presidida por seu fundador, Jean Carbonera, e tem como sede a cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Entre os grandes destaques da atuação nacional estão a defesa do povo Guarani-Kaiowá e da paquistanesa Asia Bibi, condenada à morte por enforcamento sob acusação de heresia.

Onde houver injustiça, haverá o trabalho incansável de um jurista sem fronteiras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s